Logo

MM5 participa de ato contra a Copa e convoca organizações da esquerda a fazerem o mesmo

 sk11

Em manifestação convocada pela Frente Independente Popular, centenas de manifestantes ocuparam no ultimo dia 12/03 as principais ruas do Centro do Rio de Janeiro para protestar contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. O Movimento Marxista 5 de Maio-MM5 se fez presente empunhando sua faixa NÃO VAI TER COPA!

Inicialmente concentrados na Candelária, os manifestantes seguiram em passeata pela Av. Rio Branco e rua Santa Luzia, encerrando o ato nos arcos da Lapa, após quase duas horas de caminhada, onde puseram uma enorme faixa com os dizeres: ‘Fifa go home’ (Fora Fifa).

Neste ano de 2014, denunciar a Copa do Mundo e as Olimpíadas como eventos a serviço do grande capital deve ser uma das tarefas centrais de todas as organizações revolucionárias. O que deve ser feito sem receio de ‘contrariar’ a opinião fabricada pela mídia burguesa, que apresenta a Copa como algo positivo, instrumentalizando, para isso, a paixão brasileira pelo futebol.

Infelizmente, algumas organizações do campo da esquerda vêm se recusando a participar de manifestações contra a Copa do Mundo sob o argumento de que isso ‘não contribui’ para dialogar com o nível de consciência da população. Mas, ao não participarem dessas manifestações, o que essas organizações fazem é, indiretamente, contribuir para que, cada vez mais, a mídia burguesa e os setores ligados ao grande capital continuem a construir o falso consenso em torno da Copa e das Olimpíadas, ocultando o real caráter anti-proletário desses megaeventos. Fato, sem dúvida, lamentável.

É preciso não ter qualquer ilusão de que no capitalismo, seja possível a realização de copas do mundo sem brutais ataques aos trabalhadores, sem remoções de populações inteiras, sem especulação imobiliária, especulação financeira, corrupção, superfaturamento, rapinagem das estruturas do estado e criminalização do proletariado. Não. Isto não é possível no capitalismo. Portanto, deve-se denunciar a Copa como evento a serviço do grande capital e, como tal, anti-proletário.

O MM5 conclama todos os lutadores da causa proletária a participarem das atividades e manifestações de denúncia da Copa e das Olimpíadas.

Não vai ter Copa!


 

 




© Copyright 2011 - 2012 www.mmarxista5.org