Logo

Estão rindo de quem?

 valemamalula


É indiscutível que carece de rigor científico a asserção de que ‘uma fotografia vale mais que mil palavras’. Tal expressão, levada a seus limites lógicos, desqualificaria a espécie humana ao nível do sentir, igualando-a aos animais irracionais. Mas é igualmente inegável que uma foto veiculada recentemente pela imprensa nacional remete para a síntese perfeita de todo o processo de irrmediável degeneração vivido pelo Partido dos Trabalhadores: Lula, Fernando Haddad e Maluf desdobram-se em risos nos verdes jardins da residência deste último. Não, não é preciso dizer nem lembrar quem é Paulo Maluf. Haddad é o candidato petista à Prefeitura de São Paulo. E Lula é aquele mesmo.

Para quem acompanha minimamente a trajetória recente da política brasileira, à primeira vista a foto remete a consciência à hipótese até mesmo de tratar-se de uma brincadeira de mau gosto. Por que estariam estes homens rindo? De que estariam estes homens rindo? Terá sido um encontro casual, em que os dentes à mostra denotariam apenas natural constrangimento?

Na legenda, em palavras, o esclarecimento: estes três homens comemoram uma aliança política na busca de mais e mais poderes. Com o esclarecimento, a óbvia conclusão: estes três homens estão rindo da gente. Estão debochando da boa fé de todos aqueles que vivem de seu próprio trabalho, de todos aqueles que não se apropriam do trabalho alheio, de todos aqueles que não mentem, de todos aqueles que não fazem da malandragem seu modo de vida. Estes homens são burgueses. Eles riem da decência e da dignidade.

Àqueles, poucos, que permanecem no PT por idealismo, a sugestão: abandonem esta sinistra barca que só os levará ao porto da hipocrisia.


 

 




© Copyright 2011 - 2012 www.mmarxista5.org